HOMENAGEM PÚBLICA

No dia 28 de junho de 2011, na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional, em Brasília – DF, o Instituto ALIANÇA LIVRE foi homenageado pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, entidade mantida pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo – CICESP, na celebração do “Tributo a JK, Catetinhos, O Resgate da Nossa História”, em Sessão Solene de Outorgas e Condecorações da “Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek”, a distintas personalidades e entidades.

O convite foi formulado pela Chanceler Nacional da Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, Jupyra Ghendini. O Instituto foi representado na solenidade pelo Diretor do Centro de Estudos, ideólogo e fundador Luiz Carlos Ballock, e o Presidente Frederico Soares Araújo.

ALIANÇA LIVRE é movimento cultural de União dos Contribuintes da República, fundado nos valores da Ética, União, Liberdade, e no respeito aos direitos fundamentais como patrimônio comum da humanidade, constituído por pessoas de espírito livre, para o estudo de cenários sociais e políticos.

O lançamento do Instituto ALIANÇA LIVRE ocorreu em sessão solene no Auditório da OAB – DF, no dia 20.Jun.2011, com presença do Secretário-Geral, Lincoln de Oliveira, e outros ilustres convidados. O Movimento ALIANÇA LIVRE promoverá ciclos de debates em torno de grandes reformas do interesse público, e propõe à sociedade brasileira o seu Ideário por Reforma Política e Eleitoral, e Modernização do Estado Republicano, projetando visões objetivas e percepções fundamentais à plena afirmação da democracia, sob a perspectiva de quem paga a conta do gasto público: a população contribuinte, como principal protagonista do processo de reformas do sistema político.

 

PRONUNCIAMENTO DO DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS

Nobre Comendador Regino Barros, Comendadora Jupyra Ghedini, Chanceler Nacional da Ordem, por intermédio de quem saudamos os Membros da Mesa Diretora, Senhoras e Senhores !

O processo civilizatório, movido pelas condições do presente, avança com fundamento em referenciais do passado, e na perspectiva das visões de futuro.

A percepção desses três momentos balizadores do empreendimento humano se revela clara na lucidez dos grandes visionários, que se agigantam no plano da Humanidade, diante dos desafios.

Juscelino Kubitschek (o nosso JK) foi uma das mais proeminentes figuras humanas da história da república, dos mais notáveis estadistas, de espírito livre e coragem empreendedora, como referencial a ser seguido pelas novas gerações que se projetam no plano da realidade política, em nosso país.

O legado que transmitiu aos brasileiros destaca um aspecto bem marcante e emblemático da sua visão geopolítica e do empreendimento histórico, para sinalizar um comprometimento de futuro com inovação e modernidade do sistema político, que precisa ser compatível com os conceitos de modernidade da nova Capital.

Portanto, as gerações que se sucedem na vida política brasileira herdam, não apenas, o legado urbanístico de uma nova Capital, mas também o grande desafio, não menos audacioso, de, no tempo presente, dar continuidade à visão inovadora e empreendedora de JK, agora para a modernização do sistema político.

O Instituto ALIANÇA LIVRE surge como foro social de ressonância dessas preocupações, para propor à sociedade um movimento cultural de reflexões profundas, em torno de grandes reformas do interesse público.

O ideário político do Movimento ALIANÇA LIVRE resulta da reunião de visões e reflexões compartilhadas por muitas pessoas, em processo de construção permanente, que nós reunimos e procuramos verbalizar, com a participação de todos.

A Direção do Instituto está muito honrada em poder associar-se a esta sessão solene em Tributo ao grande estadista JK !

Muito obrigado !